quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

O Fábio faz anos...em Bagan!!! :)

ComeÇamos o dia a cantar os Parabéns aos pulinhos em cima do papá e que feliz ele ficou com o nosso presente!
E ainda redobrou a felicidade quando percebeu que a forma mais simples de visitar os templos em Bagan era uma e-bike (uma espécie de mota elétrica)...os 3 na mesma! A mãe é que não achou muita piada, mas alinhou! :) E foi tão fixe...já digo que gosto da mota e vrummmmm...MEDO!!!

Bagan é uma planície composta por mais de 3000 templos budistas e alguns com imagens hindus, salpicados no verde selva da sua vegetação. Datados dos séculos XI a XIII a maioria dos templos já foram restaurados, alguns talvez de forma pouco cuidada, mas o encanto desta zona permanece. O que nos surpreendeu foi o facto de não ser uma zona delimitada, mas fazer parte das cidades de Old Bagan, New Bagan, Myinkaba e Nyaung U (onde ficamos alojados- Hotel Royal Bagan). Ou seja, estamos alojados dentro de um local arqueológico! :)

Partimos então na nossa mota à descoberta dos templos e comecamos por aqueles que estão dentro das portas de Old Bagan. Visitamos Ananda Patho, o templo mais conhecido de Bagan e um dos mais imponentes, mas em obras devido ao terramoto deste ano, que danificou algumas das estruturas dos templos.

E seguimos para o Templo de Thatbyinnyu, outro dos maiores e para alguns menores. No meio desta exploração conhecemos um menino que andava a vender o livro de George Orwell, sobre a vida dos birmaness, e que tinha muita pinta, andou connosco a mostrar-nos templos e tudo.
Terminamos a manhã no Pagode de Shwezigon, onde nos demoramos mais um pouco para aproveitar a paz do local.

À tarde, depois de uma sestinha, fomos à descoberta do Bupaya, um pagode à beira rio com uma imitação da pedra sagrada e enquanto decidiamos onde ir ver o pôr do Sol, o Fábio teve um presente: um local que no meio da estrada nos abordou, enquanto nós conversavamos com o português que tinhamos conhecido no barco, e nos levou até um templo sem vivalma e onde tivemos um pôr do Sol privado num sítio maravilhoso!!! (aqui é MUITO dificil arranjar um templo sem ninguém para o nascer ou pôr do Sol e que tenha uma vista fantástica). O som do vazio, a quantidade de templos plantados na terra vermelha, grandes e pequenos mas cada um com a sua história marcada nas suas paredes, o verde no horizonte e o Sol a pôr-se no rio, atrás de nós e a iluminar o nosso horizonte, com a certeza de estarmos a viver um momento único e eternamente gravado em nós. E o Sol diz adeus, para voltar amanhã renovado e cheio de força para mais um dia, explico à Alice- Adeus Sol! :)

Terminamos o dia com um jantar num restaurante italiano com comidinha maravilhosa e uns Parabéns cantados à luz da vela :)