domingo, 11 de dezembro de 2016

Bagan encantado



O amanhecer em Bagan é um dos momentos mais bonitos que já vivemos. Todo o cenário é de uma beleza que se complementa. 
Subimos, com alguma dificuldade, o templo de Shwe San Daw, um dos mais altos do complexo e sentamo-nos num andar medio, com poucas pessoas e com uma vista desafogada. Os milhares de templos escondidos pela vegetação começaram a mostrar-se à medida que o Sol nascia num ceu limpo,  mas uma leve neblina da madrugada não deixava revelar tudo de imediato...era tempo de disfrutar e esperar mais um pouco, até porque de repente surgiram balões de ar quente a sobrevoar a imensidão da paisagem e aí, o cenário completou-se. Simplesmente mágico! :)

Fomos tomar o pequeno-almoço e partimos para Sul, em direcção a Myinkaba. Aqui estão alguns dos templos que mais gostamos, porque têm poucos turistas,  parecem mais perdidos na vegetação o que torna o acesso mais desafiante e bonito e porque mantém muito do seu traçado original, ajuda da Unesco. Nanpaya, Abeyadana, Nagayon e o Pagode de Manuha. Ainda fomos a Gubyaukgyi que tem uns frescos espectaculares!!! Pena não termos trazido a lanterna...teriamos podido explorar mais. 





De manhã ainda fomos a uma demonstracao de laquerware (artesanato feito em bambu, lacado e desenhado), na Art Galery of Bagan, em Myinkaba, onde a Alice conheceu mais uns amigos.
Almoçamos num restaurante de rua com comidinha boa, descansamos e partimos para os templos  mais conhecidos de Bagan: Dhammauangyi e Sulamani. Imponentes, com estrutura densa e tectos altos e com milhares de turistas a chegar em camionetas! 







Antes de irmos ver o nosso último pôr do Sol, a Alice fez questão de dar a volta ao templo de Sulamani e dizer adeus a cada um dos quatro Budas, nas suas quatro portas. Segundo ela é a "casa do Buda". E quando tinhamos terminado o ritual...os turistas tinham desaparecido todos!! Foi tudo a correr para o sunset.
Nós escolhemos um templo menor, o Buledi, mas eu não consegui subir mesmo até ao topo e estava com muitas pessoas. Eis que olho em frente...e estava um templozinho só com duas pessoas no nosso alinhamento. Descemos, pegamos na mota e mesmo pelo meio do mato chegamos ao templo. O casal já estava a sair e nós subimos pelo túnel interior e pluft...maravilha para a despedida! :)
Adeus Sol! Adeus Bagan!




Um comentário:

  1. A Alice é maravilhosa e esta última fotografia merece um poster em grande destaque na parede da sala 😂😂

    ResponderExcluir